Jornal "A Colméia"

Depois de um grande esforço de recuperação de importante material técnico e histórico apícola, é com grande orgulho que o Apiário Cosmos disponibiliza cópia digital do Jornal “A Colméia” (por enquanto os primeiros 24 números), jornal de apicultura editado na década de 70 sob responsabilidade de um dos grandes mestres da apicultura brasileira, Sr. Bruno Schirmer.

“Bruno era pesquisador por natureza, homem honesto com ideais patrióticos. Grande defensor da apicultura com abelhas de raças mansas, foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Apicultura, presidente da mesma, fundador de outras associações, professor de cursos de apicultura. Inventou 25 apetrechos apícolas e também as colméias homônimas (Schirmer Tropical e Schirmer Temperada), conhecidas por todo o País e muito usadas, principalmente no Sul (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Bruno foi editor e diretor do jornal A Colméia, de edição mensal, que por 28 meses circulou em 33 países do Exterior. No ano de 1973, com 68 anos de idade, Schirmer faleceu em Canoas (RS), e a edição do seu jornal não teve prosseguimento."

Esse trecho foi retirado da revista “Apicultura – O Reino Mágico das Abelhas” de autoria de outro grande mestre da apicultura brasileira, Nikolaos Mitsiotis, que trabalhou com Bruno Schirmer durante alguns anos.

O jornal “A Colméia”, desapareceu. Praticamente ninguém mais ouviu dele falar. Bruno foi talvez o homem que mais se dedicou neste país à luta pela verdade na apicultura, denunciando o abuso africanista, com o conhecimento e a coragem de um herói. Apesar de passados 50 anos da introdução da abelha africana ainda termos uma apicultura caótica, o trabalho de Bruno não foi em vão.

Trinta e dois anos depois da edição do último número deste jornal, graças ao empenho de um dedicado grupo de apicultores dedicados à criação de abelhas mansas européias (dentre outros, Anderson Barros e Reginaldo Cunha) e contando com o apoio dos descendentes diretos de Bruno, O jornal “A Colméia” disponibiliza-se na internet para ser lido, impresso e espalhado pelos estados desta Nação.

Lendo esse material vocês poderão notar a discussão de técnicas atuais (e que, mesmo hoje em dia, poucos apicultores aplicam) já aplicadas por Bruno Schirmer e que permitiam a ele produtividade de 80Kg ou mais de mel por colméia por ano, com abelhas mansas européias.

Muito mais importante que as técnicas apícolas citadas é o resgate público da memória da apicultura nacional e principalmente da memória de um cidadão exemplar que dedicou sua vida a essa arte e que nos encanta dia após dia. Bruno Schirmer sempre defendeu a verdade e sacrificou-se por nossa apicultura em um instante excepcionalmente difícil para a atividade e para o nosso país.

Quisera tivéssemos muitos outros Bruno Schirmer atualmente para ajudar nossa apicultura e principalmente nosso país.

O Apiário Cosmos e demais colegas do grupo que originalmente iniciaram esse trabalho de resgate gostariam de agradecer a toda a família de Bruno Schirmer pela atenção dedicada durante os contatos telefônicos e pela concordância formal em divulgar o material.

É a hora da verdade, as pernas da mentira africanista foram compridas, mas estão quebradas

Marcelo Del Fiore